Camadas da Educação




Penso que, como seres humanos, temos muito a desenvolver em diferentes níveis de consciência.
Segundo a Antroposofia (método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo) de Rudolf Steiner, somos formados pela combinação de nosso corpo físico, anímico, astral e espiritual, ou seja, isso que vemos a “olho nu” é somente parte da nossa existência. Uma parte bem pequena.
Por esse motivo, é que acredito que precisamos agir para cuidar de todos esses “corpos”, tentando mantê-los o mais equilibrado e integrados possível ao longo de nossa vida.
É claro que não ficamos equilibrados e integrados o tempo todo.....mas para o bem da humanidade, precisamos tentar, não acham??
Penso que no papel de pais, ter essa consciência, nos permite enxergar em nossos filhos, também, um ser muito maior e mais completo do que podemos enxergar a “olho nu”. Isso nos sensibiliza e nos ajuda a entender, então, que na função da CRIAção, precisamos ir além da educação básica com a qual estamos acostumados....educação dos bons costumes e a educação das disciplinas escolares mais tradicionais.
Existem muitas outras camadas da educação, como cita Murilo Gun em seu e-book: Educação Linguistica, Logico-Matemática, Cientifica, Física, Alimentar, Financeira, Moral, Espiritual, Emocional, Intrapessoal, Interpessoal, Criativa, Empreendedora, Civil, Aprendedora, etc.... (veja Link - “Como você se preparou para Educar seus filhos?”).
Essa visão integrada do ser é que nos faz perceber que, como pais, temos muito trabalho a fazer. Primeiro cuidando de nós mesmos em todas essas esferas, porque o exemplo, o ambiente e os gestos ensinam mais do que mil palavras. Depois, apoiando os nossos filhos na arte de se descobrir com toda essa completude.
Vou dar um exemplo: estou estudando a Teoria U, desenvolvida por Otto Scharmer do MIT e, para minha surpresa, durante o curso on-line ele conduz, lá do MIT para o mundo, uma sessão de mindfulness. Ele defende que essa é a principal ferramenta do ser humano para lidar com o mundo atual e para desenvolver presença (presencing), como chave para a evolução humana.
Vocês acreditam nisso?
O exercício que pretende conectar as pessoas que estão no curso espalhadas no mundo todo, começa com 3 respirações profundas.....
RESPIRAR.....quem diria que algo tão básico e essencial para a nossa existência, seria hoje o nosso principal desafio e uma competência a desenvolver...?
Você sabe respirar? Você respira direito? Você usa a respiração a seu favor em momentos de stress e conflitos? Você sabia que a respiração pode te conectar com suas necessidades e te aproximar dos outros? Você sabia que ela pode mudar o seu ritmo e influenciar os que estão a sua volta?
Pois é, eu tenho muita dificuldade de respirar livremente todos os dias....adoraria ter aprendido e exercitado isso desde criança....

Você já ensinou o seu filho a respirar? Que tal começamos agora??  

(Veja no Eu Recomendo a sugestão de um livro que pode ajudar nisso)


Compartilhe a sua experiência aqui....

Comentários

  1. Q legal! Também descobrí que não sabia respirar direito assistindo uma palestra da Rajshree Patel. Ela diz que nossa mente é como uma pipa, se a gente não se centra e respira direito ela vai pra todo lado. A arte é respirar para se alinhar. Mas acho meio difícil passar isso pra Lara. Como vc faz com o Fernando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, adorei ter seu comentário aqui. Eu fa;co exercício de respiração com ele, especialmente em momentos mais tensos e difíceis. Digo que respirar acalma. E começo a fazer junto com ele. Ele aprendeu na aula de ioga um exercicio assim: em uma mao vc tem uma flor e na outra uma vela. Então vc cheira a flor e depois assopra a vela. Ele adora !! Outra dica: aqui no blog publiquei um livro chamado meditação par as crianças, que ensina a respirar feito um sapo. É ótimo ......

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semana da Criança

Como tudo começou.....